O Big Brother Brasil (BBB), um dos reality shows de maior sucesso da televisão brasileira, deve permanecer no ar por mais alguns anos. A Globo e a Endemol Shine Brasil, detentora dos direitos do formato original, estão em negociações avançadas para a renovação do contrato de produção do programa.
A versão brasileira do BBB está no ar desde 2002 e o atual acordo com a Endemol é válido até 2025. A ideia de ambas as partes é renovar o vínculo por mais três anos, até 2028, o que garantiria pelo menos mais quatro edições do reality.
No entanto, alguns detalhes ainda precisam ser acertados. A Endemol deseja ter uma participação maior na produção do programa no Brasil, o que pode gerar algumas discordâncias com a Globo.
A emissora carioca considera o BBB como sua “galinha dos ovos de ouro”, com arrecadação publicitária que chega a bater R$ 1 bilhão por edição. Além disso, a parceria com a Endemol se estende a outros formatos, como o The Masked Singer Brasil.
Para agradar à parceira, a Globo tem feito alguns gestos de boa vontade. A série francesa “Golpista do Amor”, distribuída pela Endemol, foi exibida nas noites de sexta no começo deste ano como forma de afago da emissora.
Vale ressaltar que a Endemol também tem participação financeira no licenciamento de produtos com a marca Big Brother, vendidos por patrocinadores do reality na Globo.
Nos bastidores da Globo, acredita-se que a Endemol não dificultará as negociações. A avaliação interna é de que nenhuma outra emissora teria capacidade de fazer do BBB o sucesso multiplataforma que ele é.
Atualmente, os grandes concorrentes da Globo são o Google e a Netflix. O Google, especialmente por causa das verbas publicitárias que o mercado destina ao YouTube, e a Netflix, pelo lado do conteúdo pago. Para a Globo, o BBB não se encaixa bem no modelo de negócios de nenhum dos dois.