Embora os casos de gripe sejam mais frequentes no outono e inverno, a transmissão do vírus pode ocorrer em qualquer época do ano. Apesar de ser considerada uma doença comum, ela pode evoluir para causas mais graves de complicações respiratórias e até mesmo ao óbito, a exemplo da pneumonia viral ou bacteriana, principalmente em pessoas de maior risco, que são idosos, crianças, gestantes e puérperas.
A vacina contra Influenza está disponível para toda população a partir dos 6 meses de idade. Já a vacina que protege contra Covid-19 entrou no calendário vacinal de rotina, de crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário.
Grupos prioritários da Covid-19 – Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Contra Influenza – Para conter os casos graves e internações pela doença, a campanha de vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, sobretudo o alerta segue para as pessoas que integram o grupo prioritário, que são mais vulneráveis para as complicações e agravamentos pela doença.
Dengue – Já a vacina contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).
Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (23):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)