Neste sábado: Dia D de Vacinação contra a Poliomielite acontece em todo o estado

Meta é vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, na Paraíba

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (8), o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. A ação, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, bem como empreender esforços para erradicar a doença, por meio da oferta da vacina, reduzindo a quantidade de crianças não vacinadas, e, dessa forma, aumentando as coberturas vacinais e a homogeneidade. A meta é vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, na Paraíba.

O Zé Gotinha vai abrir o Dia D de Vacinação, a partir das 8h, na feira de serviços de saúde na cidade de Monteiro-PB. A feira “Aqui tem mais Saúde” é ofertada dentro das atividades do Orçamento Democrático Estadual e acontece na Escola Estadual José Leite de Souza, localizada na Rua Wagner Augusto Bezerra Japiassu, 426 – Centro da cidade. Em todo o estado serão 855 salas de vacinação abertas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou na última segunda-feira (27) e vai até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, em todo país, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Na Paraíba, são 216.989 mil crianças a serem vacinadas.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, a Paraíba já foi reconhecida nacionalmente, em 2022, como o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal contra a pólio e com o objetivo de obter o mesmo êxito na cobertura vacinal deste ano, os 223 municípios do estado irão participar deste Dia de Vacinação contra a Poliomielite. Para isso ela lembra que os pais e responsáveis pelas crianças são peças fundamentais nesse processo de continuidade da erradicação da doença por meio da vacinação. “Convocamos todos os pais e responsáveis para levarem suas crianças menores de cinco anos até uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para tomar a vacina”, falou.

Com o objetivo de fortalecer a campanha de poliomielite – que começou no último dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho – a SES vai promover de 10 a 14 de junho a Semana de Vacinação contra Poliomielite nas Escolas do Ensino Infantil e Creches, em todo estado.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4. Diante disso, será realizada a campanha.

A doença – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.

Dando continuidade às ações voltadas para a promoção da vacinação em todo o território nacional pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta campanha serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP) para a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. A realização desta campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o País se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP).

Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP. As normas e as diretrizes serão encaminhadas posteriormente para apoiar as Unidades Federadas e seus respectivos municípios nesse processo. São imperativos o engajamento e a atuação dos gestores das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dos profissionais de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui