Uma mulher denunciou ter sido agredida fisicamente e mantida em cárcere privado pelo ex-companheiro em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima registrou a denúncia no último sábado (27) e detalhou o caso nesta segunda (29). A Justiça da Paraíba concedeu medida protetiva em favor da vítima.
Em entrevista ao repórter Michel Andrade, a mulher, que preferiu não se identificar, disse que o suspeito já responde por violência doméstica contra outra mulher. Ela disse que havia reatado o relacionamento com o homem há cerca de um mês, quando as agressões se intensificaram.
“Fui contra minha mãe e amigos. Comecei a cair na lábia do dom Juan, porque ele me prometeu mudar. Deixei tudo de lado, deixei minha família para viver pra ele”, contou a mulher. “A primeira agressão, eu perdoei. Ele me manteve em cárcere privado. Ele se arrependia, e eu acreditava”, completou ela.
“Ele me ameaçou, mordeu, me agrediu e dizia que iria me matar”, relatou a mulher. Durante a entrevista ela ainda deixou um recado para as mulheres que sofrem violência doméstica e tentam reatar o relacionamento por acreditar na mudança do agressor: “não faça isso, seja forte”.
O suspeito chegou a ser detido após o registro da denúncia, mas foi liberado após audiência de custódia. A defesa do suspeito informou que a decisão da Justiça foi pela concessão da liberdade provisória com medidas cautelares nos termos da Lei Maria da Penha.
Denuncie
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.
Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.
Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br
Denúncias de violência contra mulheres também podem ser feitas pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 pelo aplicativo ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi.