Candidato à reeleição pelo Partido Progressistas (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, reforçou seu compromisso com a saúde da população ao incluir em seu Plano de Governo a construção de um novo hospital especializado em doenças raras.
A unidade, que complementará uma rede de assistência já existente na cidade, oferecerá atendimento especializado a pacientes com condições complexas e pouco comuns.
A nova unidade de saúde atenderá tanto pacientes residentes em João Pessoa quanto aqueles regulados de todo o Estado, via SUS. O objetivo é ampliar o acesso a tratamentos e cuidados especializados para pessoas com doenças raras, que muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar o diagnóstico e tratamento adequados.
Doenças raras: um desafio global
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 7 mil doenças raras descritas no mundo, a maioria de origem genética. Essas doenças afetam uma pequena parcela da população e, por isso, muitas vezes são subdiagnosticadas e subtratadas. Algumas das doenças raras mais conhecidas incluem fibrose cística, psoríase, lúpus, osteogênese imperfeita e doença falciforme.
Rede de atendimento especializada
A nova unidade hospitalar se juntará ao Centro Multidisciplinar de Doenças Raras, já existente nos Bancários, e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER4), que está em construção no mesmo bairro. Essa rede de atendimento oferecerá uma assistência completa aos pacientes, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento.
No Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas e outras áreas da saúde, como enfermagem, nutrição e psicologia. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou outros serviços de saúde.