Cícero garante construir novo hospital em JP para tratar doenças raras

Candidato à reeleição pelo Partido Progressistas (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, reforçou seu compromisso com a saúde da população ao incluir em seu Plano de Governo a construção de um novo hospital especializado em doenças raras.

Candidato à reeleição pelo Partido Progressistas (PP), o prefeito de João PessoaCícero Lucena, reforçou seu compromisso com a saúde da população ao incluir em seu Plano de Governo a construção de um novo hospital especializado em doenças raras.

A unidade, que complementará uma rede de assistência já existente na cidade, oferecerá atendimento especializado a pacientes com condições complexas e pouco comuns.

A nova unidade de saúde atenderá tanto pacientes residentes em João Pessoa quanto aqueles regulados de todo o Estado, via SUS. O objetivo é ampliar o acesso a tratamentos e cuidados especializados para pessoas com doenças raras, que muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar o diagnóstico e tratamento adequados.

Doenças raras: um desafio global

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 7 mil doenças raras descritas no mundo, a maioria de origem genética. Essas doenças afetam uma pequena parcela da população e, por isso, muitas vezes são subdiagnosticadas e subtratadas. Algumas das doenças raras mais conhecidas incluem fibrose cística, psoríase, lúpus, osteogênese imperfeita e doença falciforme.

Rede de atendimento especializada

A nova unidade hospitalar se juntará ao Centro Multidisciplinar de Doenças Raras, já existente nos Bancários, e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER4), que está em construção no mesmo bairro. Essa rede de atendimento oferecerá uma assistência completa aos pacientes, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento.

No Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas e outras áreas da saúde, como enfermagem, nutrição e psicologia. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou outros serviços de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui