O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu um alerta sobre um suposto golpe envolvendo serviços da pasta. Criminosos estariam enviando e-mails falsos solicitando o download de certos arquivos. “Qualquer pessoa que receber um e-mail alegando ser do MTE não deve abrir links nem fornecer informações pessoais, pois isso pode ser uma tentativa de fraude”, afirmou. Ainda segundo a pasta, toda comunicação é realizada por canais oficiais, como o DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista).
A prática é conhecida como “falso download” e, ao baixar o arquivo, a vítima permite o acesso aos seus dispositivos. O arquivo, conhecido como “readline stealer”, atua como um “ladrão de dados” e também pode instalar outros programas maliciosos. Com isso, os criminosos podem ter acesso às redes sociais e dados bancários.
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o MTE pelo telefone 158, pelo Fala.BR no site falabr.cgu.gov.br/web/home, ou consulte o site oficial para verificar a autenticidade da comunicação.
O que é o DET?
O DET é um sistema do Governo Federal, administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, criado para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores. A pasta está promovendo uma campanha de divulgação do DET.
No entanto, as mensagens são enviadas apenas através do sistema para todos os empregadores, inclusive domésticos, que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET ou transmitem eventos pelo eSocial.