A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Inside Out, com o objetivo de combater possíveis desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro no município de São Vicente do Seridó, na Paraíba, entre os anos de 2018 e 2020.
As buscas ocorrem nas casas da ex-prefeita e seu marido (ex-secretário de transportes) e na casa de seu genro, que é ex-secretário de administração e também dono da empresa alvo da investigação. O marido da ex-prefeita Maria Graciete Nascimento Danta foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
De acordo com as investigações, a prefeitura do município teria contratado uma empresa de fachada para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), utilizando recursos públicos federais no valor de R$ 627.283,24.
Durante a apuração, a equipe da Polícia Federal descobriu que, no endereço indicado como sede da empresa, havia na verdade uma padaria, e que não havia registro de funcionários na época da execução das obras da UBS.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Campina Grande. Um dos mandados foi executado na zona rural de São Vicente do Seridó, enquanto os outros dois foram cumpridos em Campina Grande, nos bairros Jardim Tavares e Liberdade. Além disso, o Juízo Federal determinou a quebra do sigilo fiscal da empresa envolvida.
Os investigados poderão responder por crimes de apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 29 anos de reclusão.
A operação foi batizada de “Inside Out” (“de dentro para fora”), fazendo referência ao uso de informações privilegiadas por agentes públicos e pessoas próximas à gestão municipal para manipular o resultado das licitações no município investigado. A Polícia Federal informou que não haverá coletiva de imprensa sobre o caso.