O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu a nomeação das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega nos postos de reitora e vice da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante entrevista ao programa Hora H, na Rádio Pop, nesta sexta-feira (30), em visita à Paraíba, o presidente assegurou que as eleitas deverão tomar posse em novembro de 2024.
“Eu sigo o critério do mais votado, a não ser que a pessoa que ganhou tenha cometido um crime, um delito. Eu sempre vou indicar o primeiro da lista. A professora Terezinha pode ter certeza de que será indicada”, garantiu.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o professor Valdiney Veloso Gouveia foi empossado mesmo sendo o menos votado na lista triplice, na eleição para reitor da UFPB. Em 2020, Valdiney Gouveia, que concorria ao lado da professora Rita de Cássia Pereira, ficou na terceira e última colocação com 6,67% dos votos. Neste ano, Terezinha Domiciano também havia vencido as eleições.
Nas eleições realizadas em abril de 2024, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram escolhidas, para assumir os postos de reitora e vice da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
As candidatas da Chapa 1 “UFPB: inovação com inclusão” somaram 67,95% dos votos, seguidas pelos candidatos da Chapa 2 “Conecta UFPB”, composta pelos professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, com 25,37%. Os candidatos da Chapa 3 “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia (atual reitor) e Rita de Cássia Pereira, ficaram na terceira colocação, com 6,67% do total de votos.