Trauma-JP implementa projeto para aperfeiçoar atendimento na Emergência

Projeto Nivelamento e Reciclagem abrange uma série de temas importantes para os profissionais da saúde na área de emergência

Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, lançou o projeto de Nivelamento e Reciclagem para a equipe multiprofissional da Emergência. O projeto inclui temas relevantes e atualizações de protocolos. O objetivo é promover a integralidade no atendimento, preparando e aperfeiçoando os colaboradores para garantir a continuidade da melhor assistência médica oferecida pelo Estado.

O projeto Nivelamento e Reciclagem abrange uma série de temas importantes para os profissionais da saúde na área de emergência, em colaboração com a Liga de Emergência da UFPB. A coordenadora de Enfermagem da Urgência e Emergência, Monara Tomaz, explicou que os treinamentos envolvem todas as equipes multiprofissionais. “Queremos nivelar e preparar todos os profissionais que atuam na emergência, incluindo recepcionistas, maqueiros, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros. Nosso objetivo é garantir uma assistência de excelência desde a entrada do paciente no hospital até sua saída, assegurando segurança e qualidade no atendimento”, enfatizou.

O primeiro tema prático do projeto foi o treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP), realizado na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). O evento, aberto a todos os profissionais da instituição, contou com a participação de maqueiros, equipe de apoio, recepção, fisioterapia e enfermagem. A aula prática foi conduzida pelos enfermeiros Idalmo Gama e Maviael Filho, da Emergência, com o apoio e participação da UFPB. Durante o treinamento, foram realizadas simulações de paradas cardiorrespiratórias e manobras de RCP, direcionadas para as equipes da Vermelha e Amarela.

O palestrante e enfermeiro Idalmo Gama destacou que o primeiro treinamento teve como objetivo otimizar o atendimento dos pacientes em todas as áreas da Emergência. “O treinamento surgiu da necessidade de melhorar o manejo do paciente com parada cardiorrespiratória. Realizamos um nivelamento com a equipe multiprofissional e obtivemos um excelente resultado, com grande adesão dos profissionais. Com isso, quem mais se beneficia é o paciente, através da melhoria no atendimento desde o primeiro contato”, concluiu.

Já o enfermeiro e palestrante Maviael Filho reiterou que o objetivo é capacitar todos os colaboradores do Hospital de Trauma. “Sabemos que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo e, em um hospital de emergência, frequentemente enfrentamos esses casos. Queremos treinar todos os colaboradores, pois mesmo um leigo, se treinado e capacitado, pode realizar manobras de compressão eficazes. Quanto mais eficientes forem essas compressões, maiores são as chances de sobrevivência do paciente em uma PCR”, ressaltou.

O maqueiro Ariel Fernandes destacou a satisfação ao participar do evento. “O treinamento foi muito enriquecedor e repleto de informações práticas. O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de aplicar esses conhecimentos fora do ambiente hospitalar, caso alguém da família sofra uma parada cardíaca. Quero continuar participando desses treinamentos para aprimorar minha profissão e me especializar, pois estamos sempre em busca de melhorias”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui