Eleição teve vitórias por 1 voto de diferença e até empate; veja casos

Em alguns casos, entretanto, a disputa foi acirrada de tal forma que a diferença entre o número de votos do candidato vitorioso e o 2º lugar foi de apenas um voto. Houve também um empate.

As Eleições Municipais de 2024 foram acirradas em diversas cidades do país, polarizarizando candidatos e apoiadores . Em alguns casos, entretanto, a disputa foi acirrada de tal forma que a diferença entre o número de votos do candidato vitorioso e o 2º lugar foi de apenas um voto. Houve também um empate.

Levantamento do Metrópoles, com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, aponta que em quatro cidades brasileiras, a diferença entre o candidato eleito prefeito e o 2º lugar foi de apenas um voto.

Em Olho d’Água do Borges (RN), Antonimar Amorim (União-RN) levou a prefeitura com 2.178 votos, garantindo uma fatia de 50,01%. Laize Sales (PP-RN), que também estava no páreo, contou com o apoio de 2.177 eleitores nas urnas (29,99%).

Caso semelhante ocorreu em Rosário da Limeira (MG), já que o prefeito eleito, Cristovam (PDT-MG), garantiu 2.037´(46,62%), contra 2.036 do rival Edson Curi (PSDB-MG). A diferença também foi de um voto também nas cidades de Fernão (SP) e Gentil (RS).

Já Inhaúma (MG), a 90 km da capital mineira, a Justiça Eleitoral computou um empate entre os dois primeiros colocados. Tanto Max de Oliveira (Republicanos-MG) quanto Carlinhos (Solidariedade-MG) registraram 2.434 votos nas urnas.

Por ter mais idade que o candidato adversário, Max de Oliveira, conhecido por Zula, garantiu a prefeitura. O critério de desempate é previsto no Código Eleitoral.

Eleições 2024

No último domingo (6/10), eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que haverá 2º turno, a população terá de regressar às urnas no dia 27 de outubro. Do Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui