Foi publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial de João Pessoa a portaria que estabelece a criação da Comissão Provisória responsável pelo Curso de Formação dos Guardas Civis Municipais. A iniciativa, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (SEMUSA), tem como objetivo organizar as diretrizes para a capacitação dos aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal.
De acordo com a banca organizadora Idecan, mais de 10 mil pessoas se inscreveram para o concurso da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, realizado em março deste ano. Ao todo, foram 10.128 inscritos, dos quais 6.700 candidatos compareceram às provas, enquanto 3.428 não compareceram, representando 33,8% do total de inscritos. O concurso oferece 200 vagas para os candidatos selecionados.
As etapas do concurso incluíram o teste de aptidão física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, investigação pessoal e, finalmente, o Curso de Formação para Guarda Civil Metropolitano. Os testes foram realizados em 31 locais distintos na capital.
Segundo o documento assinado pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, a Comissão será composta por servidores designados para coordenar o processo de formação dos novos guardas.
A Comissão terá como responsabilidade traçar as diretrizes e organizar o curso que será ministrado aos candidatos aprovados no concurso. O objetivo é preparar os futuros guardas para atuarem no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal de João Pessoa.