Governador João Azevêdo garante retomada da operação carro-pipa em municípios da Paraíba

Segundo João Azevêdo, o entrave que levou à suspensão do serviço não é financeiro, mas orçamentário, e o Ministério já está atuando para resolver a situação.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, esteve nesta segunda-feira (25) no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) para uma reunião com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, em busca de uma solução para o abastecimento de água por meio da operação carro-pipa em 70 municípios paraibanos. Durante o encontro, o gestor obteve a garantia de que o serviço será retomado nos próximos dias, trazendo alívio às regiões afetadas pela seca.

Avanço no pleito estadual

Segundo João Azevêdo, o entrave que levou à suspensão do serviço não é financeiro, mas orçamentário, e o Ministério já está atuando para resolver a situação.
“Foi-nos passado que não se tratava de uma situação financeira, mas orçamentária e o Ministério está com toda sua energia possível nessa pauta para que os serviços sejam liberados nos próximos dias. Tenho certeza de que, em muito breve, estaremos equacionando essa questão para levar tranquilidade a esses 70 municípios, com a garantia de que a operação voltará, provavelmente, esta semana,” afirmou o governador.

Além disso, João Azevêdo entrou em contato diretamente com o ministro Waldez Góes, reforçando a importância da continuidade do programa para a população atingida pela estiagem.

Assistência estadual garantida

Enquanto o governo federal finaliza a retomada da operação carro-pipa, o governador assegurou que o Governo da Paraíba dará suporte emergencial por meio da Cagepa e do Corpo de Bombeiros. Essa medida visa atender as localidades mais críticas, garantindo que nenhum município fique desabastecido nesse período de transição.

Compromisso federal

O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, destacou o empenho do governo federal para restabelecer o serviço:
“Estamos tratando de algumas questões sobre liberação de recursos, mas temos todas as energias depositadas pelo ministro Waldez para que a população da Paraíba não fique desabastecida com a operação carro-pipa, que é tão importante na vida de todos os beneficiários.”

Contexto da crise hídrica

A movimentação do governador ocorreu em resposta a uma nota emitida pelo Exército Brasileiro, que informou a suspensão do fornecimento de água potável a partir de hoje nas regiões mais afetadas pela seca. A situação alarmou as lideranças estaduais, que prontamente buscaram alternativas junto ao governo federal.

Representação estadual em Brasília

A audiência contou com a participação de importantes auxiliares do governo estadual, incluindo:

  • Deusdete Queiroga, secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos;
  • Virgiane Melo, secretária executiva de Infraestrutura e Recursos Hídricos;
  • Gilmar Martins, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão;
  • Luciano Galdino, secretário da Representação Institucional;
  • Adauto Fernandes, secretário executivo da Representação Institucional.

Com a garantia de que a operação carro-pipa será retomada e o suporte emergencial já em andamento, o Governo da Paraíba reforça seu compromisso com a segurança hídrica e o bem-estar das populações mais vulneráveis, atuando de forma proativa para mitigar os impactos da seca no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui