O mais recente Boletim Agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê um aumento das áreas com seca na região Nordeste nos próximos meses, com chuvas abaixo da média climatológica em toda a região. Os estados do Piauí, Ceará e Maranhão devem ser os mais afetados pelo agravamento da seca.
Temperaturas acima da média
Além da redução nas chuvas, o INMET alerta para temperaturas do ar acima da média histórica em toda a região. As áreas com maior elevação de temperatura incluem o sul do Maranhão e do Piauí, onde os índices podem ser ainda mais elevados.
Baixos níveis de chuva nos próximos três meses
A previsão para os próximos três meses indica baixos níveis de precipitação na maior parte do Nordeste, especialmente no Maranhão, sul do Piauí e sul da Bahia, o que deve agravar as condições de seca e impactar a agricultura e a disponibilidade de água.
Situação na Paraíba
Na Paraíba, espera-se uma redução das chuvas na faixa litorânea em dezembro, com a precipitação se deslocando em direção ao sertão do estado. Contudo, as chuvas previstas não serão suficientes para um aumento significativo no armazenamento de água, deixando a faixa litorânea com baixa umidade no solo e potencializando os desafios para a agricultura e abastecimento na região.
O boletim reforça a necessidade de atenção às medidas de mitigação dos efeitos da seca, especialmente em áreas mais vulneráveis.