Operação Integridade: segunda fase mira obstrução de justiça e desvio de recursos na Defensoria Pública

A ação foi desencadeada após indícios de que dois investigados estariam ameaçando testemunhas e destruindo provas essenciais para as investigações.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), em parceria com a Polícia Civil, por meio do Dracco e do GOE, e com o apoio da Corregedoria da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, deflagrou nesta terça-feira (3) a segunda fase da Operação Integridade. A ação foi desencadeada após indícios de que dois investigados estariam ameaçando testemunhas e destruindo provas essenciais para as investigações.

Segundo informações do jornalista Clilson Junior, os alvos da operação são o ex-coordenador da Defensoria Pública na comarca de Guarabira, Marcos Antonio Maciel de Melo, e o advogado e ex-assessor técnico comissionado da Defensoria Pública, Vinicius Queiroz de Souza.

De acordo com o Gaeco, as ações dos investigados configuram obstrução da Justiça, violando gravemente o devido processo legal e o Estado Democrático de Direito. Como resposta, foram emitidos mandados de prisão preventiva, considerados necessários para garantir a integridade da investigação, a segurança das testemunhas e a preservação das provas.

A investigação, respaldada por provas consistentes, aponta para um esquema organizado de desvios de finalidade na Defensoria Pública e outras instituições. Entre as irregularidades investigadas estão captação ilícita de clientes e uso indevido de recursos públicos, causando prejuízos à população vulnerável que deveria ser atendida pelos serviços da Defensoria.

O Ministério Público da Paraíba reforça o compromisso com a ética e a responsabilidade institucional, assegurando que as funções públicas sejam exercidas de acordo com os princípios constitucionais. As investigações continuam, e novas fases da operação poderão ocorrer para garantir a completa elucidação dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui