A Prefeitura de João Pessoa apresentou, nesta quinta-feira (5), o projeto do Complexo Viário da Avenida Beira Rio – Altiplano – Miramar, uma obra de grande porte avaliada em R$ 200 milhões. A licitação está prevista para o primeiro trimestre de 2025, e as obras devem começar até o final do primeiro semestre.
Primeira fase: túnel e viaduto para facilitar o trânsito
A fase inicial do projeto inclui a construção de um túnel no cruzamento próximo à TV Master, na Avenida Beira Rio. O túnel permitirá que veículos no sentido praia-cidade trafeguem sem precisar parar nos semáforos, melhorando significativamente o fluxo de tráfego. Também será construído um viaduto no acesso ao bairro Miramar, na altura da Rua Giuseppe Duarte de Queiroz, conectando a Beira Rio ao Pão de Açúcar e facilitando o deslocamento para moradores da região.
“A ideia é criar uma obra de arte rodoviária que elimine a necessidade de semáforos, permitindo que veículos sigam no sentido praia-cidade sem interrupções. Além disso, motoristas vindos do centro poderão acessar Miramar ou Expedicionários com maior facilidade”, explicou Ayrton, durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais.
Viadutos adicionais no projeto
O projeto prevê ainda a construção de dois viadutos adicionais. O primeiro, partindo da Avenida Paulino Pinto, no bairro Cabo Branco, cruzará a Beira Rio para acessar o Altiplano. O segundo, no sentido oposto, ligará o Altiplano à Beira Rio, otimizando o trânsito para o centro da cidade.
Investimento inicial garantido e prazos definidos
Com R$ 48 milhões já assegurados pelo Ministério das Cidades, o prefeito Cícero Lucena determinou que a obra seja concluída dentro de sua gestão. A expectativa é que a licitação seja realizada no início de 2025, e a construção tenha início ainda no primeiro semestre. O complexo viário é apontado como um marco na mobilidade urbana de João Pessoa, prometendo beneficiar motoristas e moradores das principais áreas envolvidas.