O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado de emergência na noite desta segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para drenagem de hematoma intracraniano. Segundo o hospital, Lula está internado na UTI e “encontra-se bem”.
O primeiro boletim médico, divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), relatou que o presidente começou a sentir dor de cabeça em Brasília, onde exames detectaram a hemorragia intracraniana. A condição foi atribuída a um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial.
“A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana. Ele foi transferido ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem do hematoma. A cirurgia ocorreu sem intercorrências”, afirmou o boletim.
Lula está sob cuidados da equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. O presidente segue em monitoramento na UTI, com um novo boletim médico previsto para a manhã desta terça-feira. Uma coletiva de imprensa está marcada para as 9h.
Detalhes do Acidente
O acidente doméstico, ocorrido em 19 de outubro, aconteceu quando Lula caiu no banheiro e bateu a região da nuca, precisando levar cinco pontos. Na ocasião, o presidente realizou exames de imagem e ficou em observação por cerca de uma hora antes de ser liberado. Ele foi orientado a cancelar viagens longas, incluindo a participação na cúpula do Brics, na Rússia.
Lula descreveu o acidente como algo sério, mas afirmou que “não afetou nenhuma parte mais delicada”. Em conversa com aliados na época, chegou a chamar o ocorrido de “uma bobagem”, mencionando que precisaria de alguns dias para avaliar os impactos da queda.
Agora, o presidente segue em recuperação, com acompanhamento médico intensivo.