Mercado de Trabalho da Paraíba Registra Crescimento em Novembro com Geração de 2.720 Empregos

Estado lidera no Nordeste e apresenta terceira maior variação do País, segundo dados do Caged

O mercado de trabalho da Paraíba segue aquecido, impulsionado pelas vendas de fim de ano no comércio. Em novembro, o Estado registrou um saldo de 2.720 novos postos de trabalho com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho. Foram contabilizadas 18.521 admissões contra 15.801 desligamentos no período.

A Paraíba destacou-se nacionalmente ao apresentar a terceira maior variação relativa de empregos do País e a primeira no Nordeste (0,53%), superando a média nacional (0,22%) e de todas as cinco regiões brasileiras. O estoque de empregos no Estado, que representa a soma total de vínculos formais, chegou a 515.714 em novembro.

Comércio impulsiona saldo de empregos
As vendas de final de ano foram o principal motor da geração de empregos em novembro. O setor do comércio liderou o saldo positivo com 1.441 novos postos, seguido pelos serviços (1.028 postos), indústria (345 postos) e construção civil. Apenas a agropecuária apresentou resultado negativo, com 107 postos a menos.

Saldo acumulado no ano
De janeiro a novembro, o mercado formal na Paraíba acumulou a criação de 28.409 novos empregos (214.694 admissões contra 186.285 desligamentos). Esse resultado representa uma expansão de 36,53% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou saldo de 20,8 mil novos postos.

Onze meses consecutivos de crescimento
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, celebrou os resultados, destacando que pela primeira vez, desde a implementação do novo Caged, a Paraíba registrou saldo positivo em onze meses consecutivos.

“Emprego é um dos melhores indicadores para medir o aquecimento da economia. São 28,4 mil postos acumulados no ano, reflexo de um trabalho que alia equilíbrio fiscal com investimentos estratégicos. Há quatro anos, a Paraíba mantém a Nota A na gestão fiscal pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que tem atraído grandes empreendimentos e fomentado novos negócios, como o Polo Turístico Cabo Branco, exemplo de planejamento no turismo nacional”, destacou Laureano.

Cenário regional e nacional
No Nordeste, a Paraíba contribuiu para o saldo positivo da região, que gerou 25.557 postos de trabalho em novembro, ficando atrás apenas do Sudeste, líder no País com 53.677 novos postos. A região Sul registrou 24.952 postos e a Norte, 7.274 postos. Apenas o Centro-Oeste teve resultado negativo, com 7.960 postos a menos.

No total, o Brasil registrou um saldo positivo de 106.625 novos empregos formais em novembro, consolidando o bom momento do mercado de trabalho no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui