Os proprietários de veículos na Paraíba com placa final 1 já podem acessar o boleto do IPVA 2025 no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). O documento pode ser emitido através do link: https://www.sefaz.pb.gov.br/servirtual/ipva/emitir-dar.
Para garantir o desconto de 10%, o pagamento deve ser realizado em cota única, à vista, até o dia 31 de janeiro. Além dessa modalidade, os contribuintes têm outras duas opções: parcelar o tributo em três vezes, com a primeira parcela vencendo em 31 de janeiro, ou pagar o valor total, sem desconto, até 31 de março.
Dúvidas sobre a emissão do IPVA podem ser resolvidas pelo e-mail: [email protected].
Calendário e emissão do boleto
A Sefaz-PB divulgou o calendário completo de pagamento do IPVA 2025, acessível no link: https://www.sefaz.pb.gov.br/announcements/15735-sefaz-pb-publica-calendario-de-pagamento-do-ipva-2025. Para emitir o boleto, é necessário informar CPF ou CNPJ, além do número da placa do veículo e do Renavam.
Pagamento com Pix
Desde outubro do ano passado, o IPVA pode ser pago via Pix, proporcionando maior praticidade aos contribuintes. Para isso, basta selecionar a opção Pix na guia de pagamento emitida. Outras formas de pagamento incluem o DAR (Documento de Arrecadação) e a Ficha de Compensação, que permite pagamento em qualquer instituição bancária. As agências oficiais para o pagamento são Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal.
Isenções automáticas e comprovações
Proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação (até 2009), motocicletas de até 170 cilindradas e carros elétricos estão isentos do IPVA 2025. Essas categorias não precisam solicitar a isenção, pois o sistema da Sefaz-PB libera automaticamente o benefício.
Já outras categorias, como portadores de deficiência física, visual, mental ou autista, taxistas e veículos de transporte turístico, devem comprovar a isenção até o dia 31 de janeiro, enviando a documentação por e-mail para [email protected] ou entregando em uma repartição fiscal. Esses contribuintes também podem requerer a isenção para 2026 a partir do mesmo dia.
Para envio por e-mail, os documentos devem ser anexados em formato PDF, conforme estabelece a Portaria 308/2017 e o artigo 55 do RIPVA.
Outras taxas obrigatórias
Mesmo com a isenção do IPVA, os veículos deverão pagar taxas obrigatórias, como o seguro DPVat, o licenciamento anual do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.
O governo reforça a importância de regularizar o pagamento e a documentação dentro dos prazos para evitar problemas futuros.