Em apenas três dias de realização, o Salão do Artesanato Paraibano, que acontece na orla de Tambaú, em João Pessoa, registrou a venda de 14.310 itens, totalizando um faturamento de R$ 645.459,28. Os dados correspondem ao período de 10 a 12 de janeiro e reforçam o otimismo de artesãos e organizadores para atingir a meta de mais de R$ 4 milhões em vendas até o encerramento do evento.
Promovido pelo Sebrae/PB e pelo Governo do Estado, o salão ocupa um espaço de mais de seis mil metros quadrados e reúne 550 expositores, destacando a diversidade e qualidade do artesanato paraibano.
Destaques da edição
Neste ano, o evento dá ênfase aos artesãos que utilizam papel como matéria-prima, apresentando produtos criativos e sustentáveis. Além disso, o público encontra uma variedade de tipologias como itens feitos em couro, tecidos, cerâmica, metal, pedras, plástico, entre outros materiais.
“São várias tipologias produzidas em toda a Paraíba. São produtos de alta qualidade que refletem a identidade dos artesãos,” destacou o analista técnico e gestor do artesanato no Sebrae/PB, Jucieux Palmeira. Ele ressaltou que o crescimento das vendas é resultado de um trabalho contínuo de capacitação e apoio aos artesãos realizado pelo Sebrae e pelo Governo do Estado.
Localização e alta temporada impulsionam sucesso
A localização estratégica na orla de Tambaú e a realização do evento na alta temporada turística têm sido fatores fundamentais para o sucesso do Salão do Artesanato.
“O local ajuda muito, por conta do número de turistas na cidade. Hoje, o Salão do Artesanato é um ponto turístico muito forte, o que contribui diretamente para as vendas. As pessoas gostam e se identificam com a nossa arte,” explicou Jucieux Palmeira.
A expectativa é de que mais de 150 mil visitantes passem pelo evento até o encerramento, consolidando o salão como um dos principais marcos culturais e econômicos da Paraíba.