A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários ganham uma nova funcionalidade: além do tradicional pagamento por código de barras, será possível quitá-los via Pix. A mudança, estabelecida pelo Banco Central em uma resolução aprovada em dezembro de 2024, tem como objetivo modernizar o sistema de pagamentos e garantir mais rapidez nas transações.
Com essa inovação, os boletos poderão trazer um QR Code específico, permitindo o pagamento instantâneo e eliminando o prazo de compensação, que antes poderia levar dias.
Outra novidade em fase de regulamentação pelo Banco Central é o boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de títulos vinculados a cobranças, como duplicatas escriturais. Essa ferramenta visa oferecer mais segurança aos credores e financiadores, garantindo que o pagamento seja direcionado ao verdadeiro detentor dos direitos sobre a dívida.
A implementação do boleto dinâmico deve ocorrer em até seis meses após a aprovação de um dos sistemas de escrituração ou registro digital que estão em desenvolvimento.