Na manhã desta terça-feira (4), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu início aos trabalhos do primeiro ano da 19ª Legislatura. A solenidade contou com a presença dos vereadores eleitos, além do prefeito Cícero Lucena (PP) e secretários municipais, que lotaram o plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Municipal.
Última sessão na sede atual
O presidente da Casa, Dinho (PSD), destacou a relevância do momento, já que esta será a última sessão solene realizada na sede atual.
“Se Deus quiser, e com a colaboração da Prefeitura, que foi parceira, este será o último discurso de abertura legislativa realizado neste plenário. Em breve estaremos na nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa, cuja construção contribui com a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade”, afirmou.
Dinho também elogiou a criação da Secretaria Municipal de Preservação e Recuperação do Centro Histórico, anunciada pelo prefeito Cícero Lucena, reforçando a importância da iniciativa para a cidade.
O presidente da CMJP ressaltou ainda a parceria com a Prefeitura e o impacto positivo no orçamento da Câmara.
“O crescimento da cidade, o aumento da arrecadação e o orçamento financeiro do Executivo Municipal colaboram para a saúde financeira da Câmara, oferecendo a oportunidade, inclusive, de repassar esses aumentos para os servidores, para a elaboração de leis que beneficiem nossos funcionários efetivos e comissionados”, destacou.
Ele também expressou gratidão aos ex-vereadores que, apesar de não terem sido reeleitos, desempenharam papel fundamental na legislatura anterior.
Prefeito Cícero Lucena anuncia novas ações e criação de secretarias
Em seu discurso, o prefeito Cícero Lucena fez um balanço de sua gestão, destacando avanços e novos investimentos. Ele enfatizou a modernização na Educação e Saúde, com a distribuição de tablets e chromebooks, além da construção de novas unidades habitacionais.
O gestor também mencionou ações voltadas para o Turismo, Cultura e Esporte, que impulsionaram o turismo na capital paraibana.
Na área da mobilidade urbana, Cícero Lucena anunciou a criação de novos corredores e terminais de integração, além da implementação de três novas secretarias municipais:
- Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria
- Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro)
Segundo o prefeito, a reestruturação administrativa vai permitir um atendimento mais eficiente às demandas da população.
“A reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura vai permitir um ajuste na prestação de serviços em áreas importantes para a cidade, conforme as necessidades identificadas nos últimos anos, para receberem atenção diferenciada, promovendo mudanças com agilidade e direcionadas para demandas específicas”, explicou.
Composição da 19ª Legislatura
A 19ª Legislatura é composta por 29 vereadores eleitos para o período de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Entre os parlamentares, há 27 homens e duas mulheres.
A Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 será composta por:
- Presidente: Dinho (PSD)
- Primeira vice-presidente: Eliza Virgínia (PP)
- Segundo vice-presidente: Odon Bezerra (PSB)
- Primeiro secretário: Marmuthe Cavalcanti (Republicanos)
- Segundo secretário: Marcos Henriques (PT)
- Terceiro secretário: Durval Ferreira (PL)
Com a nova legislatura iniciada, os parlamentares se preparam para debater e aprovar projetos que impactam diretamente a vida da população pessoense, além de acompanhar as ações do Executivo Municipal.