O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (4) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a conceder certificação de conclusão do ensino médio para estudantes que atingirem notas adequadas. A medida, interrompida em 2017, será retomada a partir da edição deste ano.
O anúncio foi feito durante a 6ª edição do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília (DF), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo R7, parceiro nacional do Portal Correio.
Atualmente, a certificação é concedida apenas pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado a estudantes com 18 anos ou mais. Camilo Santana já havia mencionado a possibilidade de o Enem voltar a certificar os estudantes em novembro do ano passado, mas garantiu que o Encceja continuará sendo aplicado.
O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade escolar e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio. Para realizar o exame, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos para solicitar o certificado do ensino fundamental e 18 anos para a conclusão do ensino médio.
A prova do Encceja é composta por quatro avaliações objetivas e uma redação, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Para ser aprovado, o candidato precisa obter pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento e nota mínima de 5 na redação.