Com a proximidade do Folia de Rua e do Carnaval Tradição, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) reforça as ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Dentre as ISTs mais comuns estão sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital, cancro mole, HPV e hepatites B e C, sendo o uso de preservativos internos ou externos a principal forma de prevenção durante as relações sexuais.
Para minimizar o risco de transmissão, a SMS-JP distribuirá preservativos e gel lubrificante durante o período do Folia de Rua e do Carnaval Tradição. Além disso, equipes do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE-CTA), junto com a Vigilância Epidemiológica, realizarão testagens rápidas para ISTs, garantindo sigilo e segurança nos resultados.
Além do uso de preservativos, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa oferece profilaxias para prevenção ao HIV. A profilaxia pós-exposição (PEP) consiste no uso de antirretrovirais para pessoas que se expuseram ao vírus, como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou rompimento do preservativo. Já a profilaxia pré-exposição (PrEP), conhecida como “coquetel”, tem se consolidado como um método eficaz e acessível na prevenção ao HIV, sendo distribuída pelo SAE/CTA.