Segurança pública reforça efetivo e tecnologia para o Carnaval 2025 na Paraíba

O percurso da festa contará ainda com Delegacias Móveis e o reforço de delegacias especializadas, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para atender ocorrências de violência de gênero.

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) divulgou, nesta terça-feira (11), o Planejamento Operacional para o Carnaval 2025 em toda a Paraíba, incluindo o pré-carnaval da capital, o Folia de Rua. O plano envolve a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito e Sistema Penal, além da participação de autoridades do setor turístico estadual e municipal.

Entre os dias 14 de fevereiro e o fim do feriado de Carnaval, mais de 2,8 mil viaturas serão empregadas na segurança dos festejos. O esquema também contará com Centros Integrados de Comando e Controle, que monitorarão 1.439 câmeras instaladas em áreas de festa, sendo 54 na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa e entorno. Além disso, será utilizada uma câmera de alta resolução com Inteligência Artificial, que teve sucesso no São João 2024 e agora reforçará a segurança no percurso da folia em João Pessoa.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizará patrulhamento aéreo, contando com 28 drones operados por policiais e bombeiros. Na Via Folia, o esquema de segurança mobilizará 667 policiais militares, 470 bombeiros militares e 2.667 policiais civis nos dias mais movimentados. Para a tradicional Muriçocas do Miramar, maior bloco do pré-carnaval de João Pessoa, 700 policiais militares e 100 bombeiros garantirão a segurança dos foliões.

O percurso da festa contará ainda com Delegacias Móveis e o reforço de delegacias especializadas, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para atender ocorrências de violência de gênero.

Prevenção à violência contra a mulher

Durante a apresentação do planejamento, a segunda-dama Camila Mariz, coordenadora do programa Antes que Aconteça, detalhou as ações de prevenção à violência doméstica que serão promovidas durante as prévias carnavalescas e ao longo do Carnaval.

Criado pela senadora Daniella Ribeiro, o programa prevê campanhas educativas, a instalação de Salas Lilás em delegacias, cursos de defesa pessoal para mulheres, monitoramento eletrônico de agressores e incentivo ao empreendedorismo feminino. O objetivo é fortalecer a proteção das mulheres e prevenir crimes de violência doméstica durante as festividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui