Governo da Paraíba lança programa ‘Paraíba Mais Verde’ para recuperação ambiental

O programa também prevê a implementação de diversas iniciativas ambientais

O governador João Azevêdo discutiu, na manhã desta quarta-feira (12), em reunião com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a implantação do programa Paraíba Mais Verde. O programa prevê a execução de diversos projetos, incluindo o Corredor das Águas, que busca restaurar áreas protegidas das bacias hidrográficas da Paraíba, recuperar calhas regulares de rios e formar corredores ecológicos para promover a biodiversidade e a sustentabilidade econômica da população paraibana. As ações ambientais fazem parte do programa “Paraíba 2025-2026” e devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

“O Paraíba Mais Verde prevê ações para recuperar áreas degradadas, arborizar espaços urbanos e promover o desenvolvimento sustentável por meio da integração entre poderes públicos, universidades, entidades e sociedade civil, com o objetivo de proteger o meio ambiente”, destacou João Azevêdo.

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, enfatizou que o programa irá recuperar a vegetação nativa e incentivar atividades produtivas sustentáveis. “Nosso objetivo é proteger o meio ambiente e recuperar as áreas degradadas das matas ciliares”, afirmou.

O presidente da Aesa, Porfírio Catão, destacou a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a execução do projeto. “A Aesa, como órgão gestor de água, fornecerá suporte financeiro e técnico ao programa. O Corredor das Águas está inserido nos planos estaduais e regionais de recursos hídricos”, explicou.

Áreas contempladas

O projeto Corredor das Águas abrangerá as bacias hidrográficas de Camaratuba, Mamanguape, Gramame e Abiaí. Além disso, incluirá proprietários e posseiros rurais, assentamentos da reforma agrária, terras indígenas e territórios quilombolas, considerando áreas degradadas e alteradas.

Outros projetos do Paraíba Mais Verde

O programa também prevê a implementação de diversas iniciativas ambientais:

  • Viveiros Parahyba do Futuro: implantação de viveiros de plantas nativas e exóticas para recuperar áreas estratégicas nos biomas Caatinga e Mata Atlântica e promover a regularização ambiental de propriedades rurais.
  • Cidade + Verde: estímulo à arborização urbana para melhorar a qualidade de vida, proporcionar conforto térmico e contribuir para a neutralização do carbono.
  • Lixão Legal: incentivo à implantação de PRADS (Planos de Recuperação de Áreas Degradadas) em locais potencialmente contaminados por resíduos sólidos urbanos, em parceria com os municípios.
  • Regulariza PB: promoção e implementação de políticas públicas ambientais para garantir a regularização ambiental de imóveis rurais no estado, com uma força-tarefa interinstitucional para proteção de direitos de proprietários e posseiros rurais.

A execução desses projetos visa consolidar a Paraíba como um estado comprometido com a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, garantindo a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui