A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, com apoio da UNINTELPOL e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (18), um homem e duas mulheres vindos do Rio Grande do Sul. O grupo criminoso aplicava o conhecido golpe do bilhete premiado, que levou uma vítima a transferir R$ 50 mil para a conta dos suspeitos.
O golpe
A fraude consiste em oferecer um bilhete de loteria supostamente premiado em troca de uma quantia em dinheiro. Os golpistas fazem a vítima acreditar que não podem sacar o prêmio devido a pendências no CPF ou outros impedimentos burocráticos. Para tornar a trama mais convincente, um segundo criminoso se passa por uma pessoa instruída, fingindo estar interessado no bilhete, o que pressiona a vítima a aceitar rapidamente o negócio, na ilusão de que poderá ficar milionária.
Ação policial
A investigação começou após uma denúncia recebida pela DDF, informando que os golpistas ainda estavam tentando retirar mais dinheiro da vítima. A polícia montou uma campana e conseguiu localizar os suspeitos no momento em que se encontravam com a vítima.
Durante a abordagem, dois dos três criminosos tentaram fugir, mas foram rapidamente contidos pelos investigadores. O trio foi autuado e encaminhado para a carceragem da Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Além das prisões, a DDF apreendeu dois veículos pertencentes ao grupo, que serão periciados para aprofundar as investigações. A polícia segue apurando se mais pessoas foram vítimas do golpe e se há outros integrantes envolvidos na quadrilha.