A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve iniciar, na próxima semana, as discussões sobre a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), confirmou que o processo começará com o retorno das atividades legislativas, marcado para 10 de março.
Galdino garantiu que a eleição será conduzida com seriedade e tranquilidade, buscando um desfecho pacífico e consensual.
📢 “Vamos debater para que a gente possa superar esse capítulo de maneira tranquila, em paz, e apresentar o nosso nome para o Tribunal de Contas”, afirmou o presidente da ALPB.
Apesar da possibilidade de divergências, Galdino destacou que o processo será conduzido com respeito à pluralidade da Casa, ressaltando que a decisão final caberá à maioria.
📢 “Sempre tem discussão, sempre tem divergências. É uma Casa plural, com muitos pensamentos. Mas, no final de tudo, respeita-se a decisão da maioria”, explicou.
Vaga no TCE-PB e possíveis candidatos
A necessidade da indicação surgiu após a aposentadoria compulsória de Arthur Cunha Lima, no ano passado. Agora, cabe à Assembleia Legislativa apontar um novo nome para o Tribunal de Contas.
O presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, reforçou que o colegiado só aceitará candidatos que cumpram os critérios e exigências legais para ocupar o cargo.
Entre os nomes cogitados até o momento para a vaga estão:
🔹 Tião Gomes (PSB)
🔹 Taciano Diniz (União)
🔹 Jutay Meneses (Republicanos)
🔹 Bosco Carneiro (Republicanos)
🔹 Michel Henriques (Republicanos)
🔹 Hervázio Bezerra (PSB)
Embora a indicação tradicionalmente recaia sobre parlamentares, qualquer cidadão que atenda aos requisitos pode concorrer ao posto.