A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e a Polícia Penal da Paraíba estiveram engajadas, ao longo desta semana, na 7ª edição da operação Mute, uma das maiores ações conjuntas do sistema penitenciário brasileiro.
Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), a operação ocorre de forma simultânea nas 27 unidades da federação, com foco na interrupção de comunicações ilegais dentro dos presídios e no enfrentamento à criminalidade organizada.
Além de revistas estratégicas, a ação inclui o uso de táticas de inteligência para reduzir os índices de criminalidade no estado da Paraíba. A integração entre policiais penais federais e estaduais também é um dos pilares da iniciativa.
A SEAP destacou seu compromisso contínuo com a SENAPPEN, reforçando que suas ações de combate ao crime organizado vão além da operação, buscando garantir maior segurança para a sociedade.
Objetivos da operação Mute
A operação Mute tem como objetivo principal combater a atuação de organizações criminosas, por meio da eliminação de comunicações proibidas nas unidades prisionais, contribuindo para a redução de homicídios e outros crimes no cenário nacional.
A operação emprega revistas orientadas e ações de inteligência, visando diminuir ou cessar práticas criminosas que, muitas vezes, têm origem no ambiente prisional. Com isso, busca-se impacto direto na queda dos índices de criminalidade, especialmente nas taxas de mortalidade.