Sete trechos de praias no litoral da Paraíba foram classificados como impróprios para banho, conforme relatório divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O levantamento analisou 62 pontos entre os dias 18 e 19 de março e terá validade até o próximo boletim, previsto para 28 de março.
Os trechos considerados inadequados para banho estão localizados nos municípios de Cabedelo, João Pessoa e Pitimbu. De acordo com a Sudema, os pontos impróprios abrangem áreas próximas a desembocaduras de rios e galerias de águas pluviais, afetando um raio de até 100 metros.
Trecho impróprio para banho em Cabedelo:
-
Praia de Intermares: em frente ao maceió de Intermares (foz do Rio Jaguaribe).
Trechos impróprios para banho em João Pessoa:
-
Praia do Seixas: em frente à galeria de águas pluviais, no início da Rua dos Pescadores, próximo à barreira.
-
Praia da Penha: em frente à desembocadura do Rio Aratu.
-
Praia de Jacarapé: ao final da Rua Manoel Cândido Soares.
Trechos impróprios para banho em Pitimbu:
-
Praia da Guarita: em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho.
-
Praia dos Coqueiros: no final da Rua Almirante Tamandaré.
-
Praia de Ponta dos Coqueiros: em frente à desembocadura da lagoa.
Por outro lado, todos os trechos monitorados nos municípios de Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena e Conde foram considerados próprios para banho. O município de Marcação não teve suas praias incluídas na análise desta semana.
O que é balneabilidade?
Segundo a Sudema, a balneabilidade refere-se à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, atividades como banho, natação, mergulho e pesca, onde há contato direto e prolongado com a água e possibilidade de ingestão. A avaliação segue critérios técnicos baseados em indicadores monitorados e confrontados com padrões específicos, determinando se a praia é ou não segura para os banhistas.