O Papa Francisco recebeu alta hospitalar neste domingo (23) e fez sua primeira aparição pública após ser internado para tratar problemas pulmonares. O pontífice apareceu na sacada do hospital e falou brevemente com fiéis que aguardavam do lado de fora.
“Quero agradecer a todos e vejo uma senhora com as flores, muito bravo a todos”, disse Francisco, referindo-se a uma fiel que, segundo o Vaticano, costuma comparecer semanalmente às bênçãos do Papa levando flores.
Estado de saúde
De acordo com informações do Vaticano, Francisco estava estável e não necessitou de ventilação mecânica com máscara durante a internação. Ele utilizou oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais à noite e, durante o dia, reduziu gradativamente o uso desse recurso.
O Papa, que tem 88 anos, estava internado desde o início de fevereiro e não realiza sua tradicional oração dominical na Praça São Pedro desde o dia 9 de fevereiro. Na ocasião, antes de ir ao hospital, ele já apresentava dificuldades de saúde. Nesta aparição, a oração semanal não foi realizada.
Durante o período internado, Francisco foi visto publicamente apenas uma vez, em uma imagem divulgada pelo Vaticano, onde aparece rezando na capela do hospital.