Governo da Paraíba lança cadastro para novo programa de passe-livre estudantil nesta terça-feira

A iniciativa busca facilitar o transporte escolar para alunos da Grande João Pessoa e Campina Grande, visando reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à educação.

A partir desta terça-feira (25), estudantes poderão realizar o cadastro para o novo programa de passe-livre, lançado pelo Governo do Estado da Paraíba. A iniciativa busca facilitar o transporte escolar para alunos da Grande João Pessoa e Campina Grande, visando reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à educação.

Programa voltado para estudantes do ensino fundamental e médio

O programa é destinado aos alunos da nona série do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio matriculados em escolas públicas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande.

Segundo o secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, a proposta é garantir condições para que mais estudantes frequentem as aulas regularmente. “O programa tem o objetivo de diminuir a evasão escolar, dar oportunidade para que todos os nossos estudantes cheguem à escola e, com frequência regular, tenham melhores condições de aprendizagem e um futuro mais promissor”, afirmou.

Como realizar o cadastro

Em João Pessoa, os alunos devem se dirigir ao guichê do Sintur, localizado na rodoviária do Varadouro, levando os seguintes documentos:

  • Documento com foto

  • CPF

  • Comprovante de residência

O cadastro contará com reconhecimento facial e será feito de forma rápida. O estudante sairá do local com o cartão pronto para uso.

Em Campina Grande, um ponto de cadastramento será aberto ainda nesta semana, facilitando o acesso para os estudantes da região.

Benefícios do passe-livre

O cartão do passe-livre oferece 44 passagens mensais, garantindo o transporte até a escola. O benefício poderá ser utilizado também nos finais de semana e feriados, permitindo que os alunos participem de atividades extracurriculares, como visitas a museus, eventos culturais e educacionais fora do horário regular.

O secretário destacou que os estudantes terão autonomia para administrar o uso das passagens. No entanto, o cartão será suspenso durante o período de férias escolares, já que o foco principal do programa é garantir o deslocamento para fins educacionais.

Investimento e impacto esperado

Com um investimento anual superior a R$ 60 milhões, o Governo da Paraíba aposta que a medida impactará positivamente a frequência e desempenho escolar. Para continuar recebendo o benefício, o aluno deverá manter uma frequência mínima de 90% nas aulas.

A expectativa é que o passe-livre contribua significativamente para reduzir a evasão escolar, melhorando o acesso à educação e oferecendo condições mais justas para os estudantes da rede pública estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui