Todas as salas de vacina da rede municipal de João Pessoa começaram a receber, nesta quarta-feira (26), as doses da vacina contra a Influenza. A campanha de imunização terá início na próxima segunda-feira (31 de março) e seguirá até 31 de maio, com o objetivo de vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
A vacina protege contra três cepas do vírus Influenza: A-H1N1, A-H3N2 e B, sendo considerada a melhor estratégia de prevenção contra o agravamento da gripe, hospitalizações e óbitos. A partir deste ano, o imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos.
Além dos grupos citados, a vacinação também ocorrerá como estratégia especial para outros públicos prioritários, como pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, educação, segurança, e outros segmentos considerados de risco pelo Ministério da Saúde.
“Estamos começando mais uma campanha com o objetivo de proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. Recomendamos que as pessoas procurem um serviço de saúde durante o período da campanha e se protejam”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Documentação necessária
Para se vacinar, é preciso apresentar:
-
Cartão de vacinação;
-
Documento pessoal com foto;
-
Documentos que comprovem o pertencimento ao grupo prioritário (como laudo médico, declaração, contracheque ou carteira de conselho de classe).
Cobertura vacinal nos últimos anos
-
2021: 284,5 mil doses aplicadas
-
2022: 258,3 mil doses
-
2023: 267,7 mil doses
-
2024: 180,6 mil doses (até o momento)
A queda registrada em 2024 acende o alerta para a importância da conscientização da população quanto à prevenção, principalmente entre os mais vulneráveis e com comorbidades.
Pontos de vacinação
Além das salas fixas, a Prefeitura de João Pessoa vai disponibilizar três pontos móveis de vacinação, funcionando de segunda a sábado, para ampliar o acesso da população à imunização.
Atenção também para Covid-19
A campanha também servirá como oportunidade para atualização do cartão de vacinação, especialmente para as doses da Covid-19, cuja imunização continua sendo essencial, principalmente para os grupos de risco.
A Influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade, que pode provocar sintomas leves ou evoluir para síndrome respiratória aguda grave (Srag) e até óbito. Por isso, a vacinação é essencial para proteger a saúde individual e coletiva.