Nova lei facilita regularização de terrenos da CEHAP na Paraíba

A norma, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (27), permite a venda de terrenos ocupados há mais de dez anos aos moradores, desde que não estejam reservados para futuros projetos habitacionais.

Uma nova lei sancionada na Paraíba altera as regras para a regularização de imóveis da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP). A norma, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (27), permite a venda de terrenos ocupados há mais de dez anos aos moradores, desde que não estejam reservados para futuros projetos habitacionais.

A legislação garante direito de preferência aos ocupantes e estabelece prazos para desocupação caso não haja interesse na compra. O prazo para saída voluntária será de 120 dias; após esse período, poderão ser adotadas medidas judiciais.

A compra poderá ser realizada à vista, com desconto de até 15%, ou parcelada em até 240 meses, com entrada mínima de 10%. Em caso de inadimplência, o morador poderá perder o imóvel, que poderá ser revendido pela companhia.

O valor da venda poderá ser questionado mediante apresentação de novo laudo de avaliação, mas a decisão final caberá à administração da CEHAP. Após a quitação, a companhia terá 180 dias para emitir os documentos definitivos do imóvel. Os custos de registro e transferência serão de responsabilidade do comprador.

A nova legislação também permite a formalização de acordos judiciais em processos já em andamento, oferecendo maior segurança jurídica para os ocupantes dessas áreas.

As novas regras já estão em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui