A Polícia Civil da Paraíba prendeu duas pessoas em flagrante por maus-tratos a animais, nesta quarta-feira (27), durante a terceira fase da Operação Quatro Patas, realizada em Campina Grande. A ação resultou no resgate de sete cães, entre eles duas cadelas da raça pitbull, quatro filhotes da mesma raça e um cão sem raça definida.
Uma das cadelas resgatadas, que estava prenha, deu à luz dois filhotes após ser levada ao Centro de Zoonoses, onde todos os animais estão recebendo cuidados veterinários.
A operação foi uma ação conjunta envolvendo 45 agentes públicos, com participação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª REISP, Delegacia Especializada em Meio Ambiente, Polícia Militar, Comando de Operações Aéreas (COA), Corpo de Bombeiros Militar, 3ª Gerência Regional da Causa Animal e o Centro de Zoonoses de Campina Grande.
O objetivo da operação foi fiscalizar locais com histórico de denúncias de maus-tratos e investigar novos casos relatados pela população. O bairro das Malvinas concentrou 40% das denúncias confirmadas, sendo a área com maior número de ocorrências.
No total, foram fiscalizados oito imóveis, resultando em duas autuações em flagrante e quatro orientações para ajustes nos cuidados com os animais. Em dois locais, as denúncias não foram confirmadas ou os animais não foram localizados.
Os presos foram conduzidos à Delegacia, passaram por exames de corpo de delito e foram apresentados à Justiça em audiência de custódia. A pena para crime de maus-tratos a animais é de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda de animais. Também foram aplicadas autuações administrativas pela Polícia Ambiental.
As ações de fiscalização seguirão intensificadas em Campina Grande, com o objetivo de coibir novos casos de maus-tratos e garantir o bem-estar animal na cidade.