Cícero Lucena destaca harmonia entre os poderes durante posse da nova Mesa Diretora do TRE-PB

Em sua despedida, a ex-presidente Agamenilde Dias fez um balanço de sua gestão, lembrando os esforços para garantir a segurança e agilidade nas eleições de 2024, incluindo o envio de tropas federais para sete municípios.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, reforçou a importância da harmonia entre os poderes durante a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizada nesta segunda-feira (31). O desembargador Oswaldo Trigueiro assumiu oficialmente a presidência da Corte Eleitoral para o biênio 2025/2026, sucedendo a desembargadora Agamenilde Dias.

A cerimônia, realizada no plenário do TRE-PB, no Centro de João Pessoa, contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o governador João Azevêdo, representantes da OAB, Tribunal de Justiça da Paraíba e do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Eu fico muito feliz, reconhecendo primeiro a grande gestão da presidente Agamenilde Dias, renovando a esperança e a confiança na continuidade desse trabalho. Buscando, cada vez mais, a justiça, a transparência e a agilidade dos processos”, afirmou Cícero Lucena.

Oswaldo Trigueiro, que ocupava a vice-presidência e a Corregedoria-Geral Eleitoral desde março de 2024, foi empossado ao lado do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que agora assume a vice-presidência da Corte. Em seu discurso, Trigueiro defendeu a aproximação do juiz eleitoral com a população, mesmo fora do período eleitoral.
“É preciso inverter essa lógica. O juiz deve estar mais próximo de sua zona eleitoral o tempo todo, não só em anos de eleição”, destacou.

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, propôs um estreitamento dos laços entre o Legislativo e a Justiça Eleitoral, por meio do compartilhamento de informações entre a Escola Judiciária Eleitoral e o Centro de Formação da Câmara dos Deputados.
“Quem ganha com essa integração é o povo brasileiro, é o povo paraibano”, afirmou.

Já o governador João Azevêdo reafirmou seu apoio ao TRE-PB, elogiando o novo presidente e destacando o papel da instituição para o fortalecimento da democracia.
“A posse do Dr. Oswaldo Trigueiro é motivo de alegria. Pela competência, honestidade e caráter que ele já demonstrou ao longo da vida pública, tenho certeza de que essa nova condução será marcada pelo compromisso com a sociedade”, declarou.

Em sua despedida, a ex-presidente Agamenilde Dias fez um balanço de sua gestão, lembrando os esforços para garantir a segurança e agilidade nas eleições de 2024, incluindo o envio de tropas federais para sete municípios. Agora, a desembargadora parte para uma nova missão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde atuará na Corregedoria Nacional de Justiça, a convite do ministro Mauro Campbell Marques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui