Quatro trechos de praias no litoral paraibano foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana, segundo o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A análise foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril e é válida até o próximo boletim, previsto para 11 de abril.
Dos 62 pontos monitorados, apenas trechos em João Pessoa e Pitimbu apresentaram condições inadequadas. Os locais afetados estão próximos a desembocaduras de rios e galerias de águas pluviais, o que pode comprometer a qualidade da água, e a área considerada imprópria abrange um raio de 100 metros.
Trechos impróprios para banho
João Pessoa
-
Praia do Seixas – em frente à galeria de águas pluviais, no início da Rua dos Pescadores, próximo à barreira.
-
Praia de Jacarapé – ao final da Rua Manoel Cândido Soares.
Pitimbu
-
Praia dos Coqueiros – no final da Rua Almirante Tamandaré.
-
Praia de Ponta dos Coqueiros – em frente à desembocadura da Lagoa.
Por outro lado, todas as praias monitoradas nos municípios de Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo e Conde foram consideradas próprias para banho. Já o município de Marcação não teve seus trechos analisados no relatório atual.
O que é balneabilidade?
A balneabilidade se refere à qualidade das águas destinadas à recreação com contato direto e prolongado, como banho, natação, mergulho e pesca. A Sudema explica que a avaliação da balneabilidade depende do monitoramento de indicadores específicos, cujos valores são comparados com padrões pré-estabelecidos, determinando se a água oferece ou não riscos à saúde dos banhistas.