A administração do governador João Azevêdo (PSB) à frente do Governo da Paraíba é aprovada por 70,7% da população paraibana, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto ANOVA. O levantamento confirma o alto índice de aceitação da gestão estadual, que tem alcançado resultados positivos em diversas regiões e faixas etárias.
De acordo com o estudo, apenas 15,4% desaprovam a gestão, enquanto 13,9% não souberam ou preferiram não opinar. A pergunta feita aos entrevistados foi direta: “Você aprova ou desaprova a forma como o governador João Azevêdo vem administrando o Estado da Paraíba?”
Aprovação por região:
-
Borborema: 82,8%
-
Sertão: 80,3%
-
Agreste: 72,4%
-
Mata: 60,6%
Aprovação por gênero:
-
Homens: 70,2%
-
Mulheres: 71%
Aprovação por faixa etária:
-
60 anos ou mais: 76,5% (maior índice entre os grupos)
Metodologia da pesquisa:
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de março de 2025, ouvindo 2.002 eleitores com 16 anos ou mais, distribuídos por 70 municípios das quatro regiões da Paraíba (Mata, Agreste, Borborema e Sertão). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A metodologia de amostragem foi estratificada, garantindo representatividade regional e demográfica. A direção do levantamento é do empresário Bruno Agra, responsável pelo Instituto ANOVA.
Municípios abrangidos na pesquisa:
Mata Paraibana: João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Mamanguape, Pedras de Fogo, Rio Tinto, Conde, Mari, Caaporã, Alhandra, Itapororoca e Marcação.
Agreste Paraibano: Campina Grande, Guarabira, Queimadas, Esperança, Alagoa Grande, Solânea, Lagoa Seca, Itabaiana, Areia, Bananeiras, Cuité, Alagoa Nova, Aroeiras, Araruna, Ingá, Remígio, Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Soledade, São Sebastião de Lagoa de Roça.
Borborema: Monteiro, Picuí, Boqueirão, Juazeirinho, Sumé, Taperoá, Santa Luzia, Serra Branca, Cabaceiras, Caturité, São João do Cariri.
Sertão Paraibano: Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel, São José de Piranhas, Conceição, São João do Rio do Peixe, Piancó, Coremas, Uiraúna, Teixeira, Tavares, Brejo do Cruz, Imaculada, Paulista, Bonito de Santa Fé, Juru, Aparecida, Jericó, Condado, Ibiara.
O resultado reforça o capital político de João Azevêdo e o reconhecimento da população às ações de sua gestão, especialmente em um momento de intensificação de investimentos por meio de programas como o novo PAC e obras em diversas áreas estratégicas do estado.