A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) iniciou a distribuição dos kits esportivos para as 597 escolas da rede estadual, com o objetivo de fortalecer as práticas esportivas e pedagógicas nas unidades de ensino. A ação marca a preparação para a retomada dos Jogos Escolares da Paraíba, previstos para este ano, e representa um investimento de mais de R$ 3 milhões por parte do Governo do Estado.
Os kits incluem bolas para diversas modalidades, redes, coletes, tabuleiros de xadrez, materiais de badminton, atletismo e mini-traves. A entrega está sendo feita em etapas para todas as Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo que até o momento 48% dos materiais já foram repassados.
Já receberam os kits as seguintes regionais:
– 1ª GRE (João Pessoa)
– 3ª GRE (Campina Grande)
– 4ª GRE (Cuité)
– 6ª GRE (Patos)
– 7ª GRE (Itaporanga)
– 12ª GRE (Itabaiana)
As demais unidades devem receber os equipamentos nos próximos dias.
O secretário de Educação, Wilson Filho, ressaltou a importância da iniciativa como ferramenta para o protagonismo estudantil.
“Este ano teremos a retomada dos Jogos Escolares da Paraíba e, nada mais justo do que proporcionar o devido preparo dos nossos atletas com toda a estrutura necessária. O esporte contribui não só para a saúde, mas também para a disciplina e o rendimento escolar. Os feedbacks dos professores de Educação Física e grêmios estudantis têm sido extremamente positivos”, afirmou.
A ação integra um pacote mais amplo de investimentos da gestão estadual na educação. Outro destaque é a distribuição de kits escolares, realizada no início do ano letivo. Foram entregues mais de 230 mil kits contendo materiais como cadernos, lápis, réguas, esquadros, lápis de cor, cola, canetinhas, entre outros itens escolares.
Outro marco citado por Wilson Filho foi a implementação do passe livre estudantil, voltado inicialmente para estudantes do 9º ano e Ensino Médio das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande. A primeira recarga do benefício está prevista para abril.
“Tem sido gratificante colher os frutos do esforço que realizamos desde o final do ano passado. O governador João Azevêdo me deu carta branca para buscar soluções inovadoras, e o passe livre é um exemplo disso. Apresentamos o programa ao Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e ele foi muito elogiado. Tudo isso só é possível graças à sólida gestão fiscal do Estado, que permite um investimento de mais de R$ 89 milhões na educação”, completou o secretário.