Transformador de 250 toneladas cruzará rodovias da Paraíba a partir de maio em operação especial de transporte

O equipamento, que chegou recentemente ao Porto de Suape, em Pernambuco, faz parte da estrutura do Complexo Eólico Serra da Palmeira e será transportado em uma operação logística especial.

A partir de maio, um transformador de energia eólica com 250 toneladas percorrerá estradas da Paraíba em direção ao município de Nova Palmeira, no Seridó paraibano. O equipamento, que chegou recentemente ao Porto de Suape, em Pernambuco, faz parte da estrutura do Complexo Eólico Serra da Palmeira e será transportado em uma operação logística especial.

O transformador, produzido na China e trazido ao Brasil pela empresa CTG Brasil, mede 1,2 metro de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele será levado até o interior paraibano em uma carreta de 113,7 metros, conhecida como “carreta do transformador”. O comboio completo atinge um peso total de 600 toneladas.

O trajeto de cerca de 400 quilômetros terá início em Suape, no município de Cabo de Santo Agostinho (PE), e seguirá por rodovias como a BR-101, BR-230 e PB-177, passando por municípios como Soledade até chegar a Nova Palmeira.

Devido às dimensões do equipamento e da carreta, o transporte será feito em ritmo lento, com interdições temporárias ao longo do percurso. Toda a operação contará com escolta especializada para garantir a segurança viária.

Segundo a CET Brazil, empresa responsável pela logística, o transformador tem a função de converter a energia gerada pelos aerogeradores em eletricidade utilizável no sistema elétrico nacional, sendo um elemento essencial para o funcionamento da subestação de energia da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui