Governo lança editais do Programa Paraíba Sem Fronteiras para estudos no exterior

As oportunidades são destinadas a estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado sanduíche, interessados em realizar parte de suas pesquisas em instituições estrangeiras reconhecidas pela excelência acadêmica.

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), lançou nessa terça-feira (8) dois novos editais do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF). As oportunidades são destinadas a estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado sanduíche, interessados em realizar parte de suas pesquisas em instituições estrangeiras reconhecidas pela excelência acadêmica.

O período das bolsas varia entre 1 e 6 meses, dependendo do nível acadêmico. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Fapesq, entre os dias 14 e 30 de abril de 2025, até às 17h. É necessário atenção especial às documentações exigidas, detalhadas em cada edital.

Para o edital voltado aos alunos de mestrado e doutorado sanduíche, é exigido que os candidatos estejam regularmente matriculados em cursos de pós-graduação das instituições parceiras: UFPB, IFPB, UEPB, UFCG, Facene/Famene e Unipê.

Já para o edital de pós-doutorado sanduíche, os candidatos precisam ter concluído o doutorado há no máximo cinco anos e possuir vínculo ativo com uma das instituições mencionadas. O objetivo principal é proporcionar uma experiência internacional enriquecedora, potencializando a qualidade das pesquisas desenvolvidas.

Os selecionados poderão escolher instituições de qualquer país, desde que apresentem carta de aceite da universidade estrangeira e comprovem proficiência no idioma exigido, mediante a Declaração de Reconhecimento da Fluência Linguística, cujo modelo está disponível nos editais.

Os editais completos podem ser conferidos diretamente no site da Fapesq.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui