Concurso para Oficiais da Polícia Militar em 2026 utilizará nota do Enem 2025 como fase intelectual

Dessa forma, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem obrigatoriamente se inscrever no ENEM 2025.

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a portaria que confirma: o concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, com ingresso previsto para 2026, terá como fase intelectual a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2025). Dessa forma, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem obrigatoriamente se inscrever no ENEM 2025.

Além da participação no ENEM, os candidatos deverão realizar a inscrição específica no concurso da Polícia Militar quando o edital for oficialmente divulgado. Essa etapa é voltada para os exames complementares, que compõem a segunda fase do certame. O concurso será dividido em duas etapas: exame intelectual (nota do ENEM) e exames complementares, que incluem avaliações psicológica, de saúde e de aptidão física.

A portaria também reforça que o nível superior de escolaridade será exigido para o ingresso no curso. Informações detalhadas sobre o número de vagas disponíveis e demais requisitos específicos serão apresentados no edital da Polícia Militar, que ainda será publicado.

O Curso de Formação de Oficiais é reconhecido por oferecer remuneração já durante o período de formação. São três anos letivos, em regime de dedicação exclusiva e período integral, nos quais os aprovados cumprem uma carga horária superior a 3 mil horas/aula. O foco da formação é preparar os futuros oficiais para comandar e coordenar ações de segurança pública, atuar no assessoramento ao comando e gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação, entre outras funções estratégicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui