A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Long Range, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de invadir contas bancárias da Prefeitura de Desterro, no Sertão da Paraíba. A ação cumpre mandados judiciais no estado de São Paulo contra os envolvidos no desvio de recursos públicos.
De acordo com as investigações, o ataque hacker ocorreu em 2023, quando os suspeitos acessaram ilegalmente as contas da prefeitura e transferiram cerca de R$ 82.650 para contas próprias e de terceiros, utilizados como “laranjas”. A movimentação irregular foi rastreada pela Polícia Federal com o apoio de quebras de sigilo bancário autorizadas pela Justiça.
Com base nas provas reunidas, a 14ª Vara Federal de Patos (PB) expediu quatro mandados de busca e apreensão, todos cumpridos em bairros da capital paulista, entre eles Balneário Mar Paulista, Três Marias e Lageado. Além das buscas, a Justiça determinou também o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos investigados.
A operação foi nomeada Long Range — expressão em inglês que significa “longo alcance” — em referência à ação remota dos criminosos, que subtraíram recursos públicos à distância, utilizando tecnologia e fraude digital.
Os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a até 21 anos de prisão.