O governador da Paraíba, João Azevêdo, cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (23), onde manteve audiências com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana. Durante os encontros, foram discutidos temas como habilitação de leitos de UTI, obras do novo PAC, os resultados do programa Alfabetiza Mais Paraíba e parcerias para a recuperação de prédios históricos da UFPB.
No Ministério da Saúde, o governador destacou os avanços obtidos pelo estado com programas como o Opera Paraíba, Paraíba contra o Câncer e Coração Paraibano, além dos investimentos em novos hospitais que têm ampliado o acesso a serviços de média e alta complexidade no interior do estado.
Na ocasião, João Azevêdo solicitou a habilitação de leitos de UTI para os hospitais de Cajazeiras, Piancó, Patos e para o Hospital Metropolitano, em Santa Rita. Também discutiu a implantação de Policlínicas em João Pessoa e Campina Grande, com ordens de serviço previstas para o segundo semestre deste ano.
“A Paraíba tem investido na saúde, com a disponibilização de UTIs aéreas para pacientes do SUS. Zeramos a fila de cirurgias eletivas e levamos o atendimento especializado ao interior do estado. Em parceria com o Ministério da Saúde, pretendemos avançar ainda mais para garantir um serviço melhor e mais humanizado aos paraibanos”, afirmou o governador.
No Ministério da Educação, o chefe do Executivo estadual apresentou os avanços do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que tem contribuído para o aumento da taxa de alfabetização das crianças no estado. Ele foi acompanhado pela reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, e solicitou apoio federal para a restauração de prédios históricos pertencentes à universidade, incluindo o da antiga Fundação José Américo, onde será implantado o Memorial Sivuca.
“Tivemos uma reunião extremamente produtiva com o ministro Camilo Santana, que acolheu os nossos pleitos. Celebramos, ainda, os resultados positivos da educação na Paraíba, que vem se destacando nacionalmente”, destacou João Azevêdo.
As audiências contaram com a presença dos secretários Ari Reis (Saúde), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos) e Adauto Fernandes (Executivo da Representação Institucional).