UFPB abre chamada para contratação temporária de professores visitantes brasileiros e estrangeiros

A ação, realizada em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), oferta 64 vagas distribuídas nas categorias de Professor Visitante Sênior, Pleno e Júnior.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), publicou uma Chamada Interna para receber propostas de contratação temporária de professores visitantes, brasileiros ou estrangeiros. A ação, realizada em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), oferta 64 vagas distribuídas nas categorias de Professor Visitante Sênior, Pleno e Júnior.

Os programas de pós-graduação sediados na UFPB, em qualquer área do conhecimento, poderão submeter propostas entre os dias 6 de maio e 16 de junho, por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), conforme modelo especificado na Chamada. Cada programa poderá enviar uma única proposta, com solicitação de apenas uma vaga de professor visitante.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Evandro Leite, a iniciativa está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e tem como objetivo fortalecer o ensino na pós-graduação e qualificar a formação dos discentes. “Também representa um avanço na política de internacionalização da universidade, já que prevê a contratação de professores estrangeiros”, destacou.

As propostas enviadas serão avaliadas entre os dias 30 de junho e 11 de julho por uma Comissão Ad hoc, composta por três docentes internos e externos à UFPB, designados pela Progep, mediante indicação da PRPG. O resultado da avaliação do mérito das propostas e a distribuição das vagas será divulgado no dia 22 de julho, no site oficial da PRPG.

Conforme explicou o pró-reitor, após a conclusão da Etapa 1, correspondente à Chamada Interna, terá início a Etapa 2, que será coordenada pela Progep. Essa nova fase consistirá no lançamento, no segundo semestre de 2025, de um Processo Seletivo Simplificado para efetivar as contratações.

Os professores visitantes brasileiros poderão atuar na UFPB por até dois anos, enquanto os docentes estrangeiros poderão permanecer por até quatro anos, já incluídas possíveis prorrogações de contrato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui