Dois trechos de praia em João Pessoa foram considerados impróprios para banho neste fim de semana, conforme relatório divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
De acordo com a análise, entre os 62 pontos monitorados, apenas trechos da capital paraibana apresentaram condições inadequadas para recreação. As áreas afetadas estão próximas às desembocaduras de rios e galerias de águas pluviais, onde, segundo a Sudema, um raio de 100 metros é classificado como impróprio.
Confira os trechos impróprios em João Pessoa:
-
Praia do Seixas, em frente à galeria de águas pluviais;
-
Praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.
A avaliação foi realizada pela Sudema entre os dias 21 e 23 de abril e o resultado permanece válido até a divulgação do próximo relatório, prevista para o dia 2 de maio.
Em contrapartida, todos os trechos monitorados nas praias de Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo e Conde foram considerados próprios para banho. O trecho correspondente ao município de Marcação não consta na análise mais recente.
Entenda a balneabilidade
Segundo a Sudema, a balneabilidade avalia a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, como banho, natação, mergulho e pesca, em que há possibilidade de ingestão de água.
A classificação é feita a partir de critérios objetivos, baseados em indicadores monitorados e padrões pré-estabelecidos, para identificar se determinado local é favorável ou não ao contato direto com a água.