Uma nova operação de transporte especial será realizada a partir desta terça-feira (29) para levar um transformador de 250 toneladas até o município de Nova Palmeira, na Paraíba. O equipamento sairá do Porto de Suape, em Pernambuco, com deslocamento realizado pela empresa Saraiva Equipamentos, especializada em cargas especiais.
O transporte seguirá o mesmo modelo da primeira operação, com deslocamentos realizados durante o dia e paradas ao final da tarde para descanso da equipe e controle logístico. Na Paraíba, o transporte ocorrerá durante a noite, com exceção do trajeto entre Campina Grande e Nova Palmeira, que será feito durante o dia. Estão previstas mais de 40 paradas estratégicas ao longo do percurso, a cada 30 km ou conforme a necessidade.
O trajeto terá mais de 380 quilômetros, passando pelas rodovias BR-101, BR-230 e PB-177. O comboio contará com 114 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura, avançando a uma velocidade entre 5 e 6 km/h.
O transformador mede 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Para seu transporte, será utilizada uma base especial com 44 eixos e 388 pneus, totalizando cerca de 600 toneladas em movimento. A operação deverá durar aproximadamente 20 dias.
O transporte contará com o suporte de 21 profissionais da Saraiva Equipamentos, 32 agentes da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, 12 agentes da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, 4 policiais militares de Pernambuco e 26 policiais militares e servidores do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba.
A estrutura de apoio inclui cinco caminhões cavalos-mecânicos, um caminhão de borracharia e manutenção, além de uma viga hidráulica e uma base adaptada para a carga especial.
O transformador, fabricado na China, será instalado no parque eólico de Nova Palmeira, da empresa CTG Brasil. O equipamento é responsável por converter a energia eólica em energia elétrica, elevando a tensão para ser transmitida à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Ele é composto por uma capa de aço polímero e um núcleo magnético interno, com capacidade 50 vezes maior que a de um transformador comum.