O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter alta hospitalar neste domingo (4), conforme expectativa de seus auxiliares e da equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde o dia 13 de abril. Apesar do otimismo, pessoas próximas afirmam que a liberação ainda dependerá da evolução clínica nas próximas horas.
Em entrevista à CNN Brasil, neste sábado (3), Bolsonaro afirmou que há “enormes chances” de deixar o hospital amanhã. O boletim médico mais recente, divulgado nesta manhã, confirma que o ex-presidente “poderá ter alta nos próximos dias”, reforçando o quadro de melhora.
Na última quarta-feira (30), Bolsonaro deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou a receber tratamento no quarto, mantendo o acompanhamento fisioterápico. Segundo a equipe médica, o ex-presidente “segue intensificando a fisioterapia motora e recebendo medidas de prevenção de trombose venosa”, com restrição de visitas ainda vigente.
Nas redes sociais, o próprio Bolsonaro comentou sobre o progresso no tratamento, informando que a nutrição parenteral (alimentação por veia) foi suspensa. “Fase delicada para intensificação do funcionamento do sistema digestório que vai respondendo como esperado, assim como os soluços sendo controlados”, escreveu no X (antigo Twitter).
Bolsonaro foi internado após passar mal no dia 11 de abril, durante uma agenda no interior do Rio Grande do Norte. Dois dias depois, foi submetido a uma cirurgia de 12 horas para retirada de aderências no intestino e reconstrução da parede abdominal.