Prefeitura de João Pessoa celebra Dia das Mães com ações de capacitação e incentivo ao empreendedorismo feminino

As ações fazem parte de uma política pública municipal que busca promover o empoderamento econômico feminino e garantir melhores condições de vida para mães e suas famílias em João Pessoa.

Em celebração ao Dia das Mães, a Prefeitura de João Pessoa está promovendo uma série de ações voltadas à capacitação, acesso a crédito e valorização de negócios sustentáveis liderados por mulheres, com foco especial naquelas em situação de vulnerabilidade social. As iniciativas têm como objetivo fortalecer a autonomia financeira das mães, além de promover inclusão social e desenvolvimento com perspectiva de futuro.

As atividades são realizadas por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Habitação Social (Semhab) e Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM).

Uma das beneficiadas é Maria Helena Silva dos Santos, moradora do Complexo Habitacional Vista Alegre, no bairro de Gramame. Mãe de Rodrigo e Felipe, ela encontrou nos cursos gratuitos da Prefeitura a oportunidade de transformar sua vida. “A formação foi transformadora. Hoje trabalho com alegria como merendeira em uma escola municipal, perto de casa”, conta. Além de cozinheira, Maria Helena também se formou em design de sobrancelhas, o que a ajudou a superar problemas de autoestima e ampliar suas fontes de renda.

Depois que passei a trabalhar, a cuidar da minha autoestima, eu me transformei. Hoje ando de cabeça erguida e com orgulho da mulher que sou”, compartilha Maria Helena.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, reforça que o trabalho da Pasta vai além da oferta de moradia. “Investimos em capacitação para gerar renda, estimular a independência e reduzir a dependência de programas assistenciais”, afirmou. As ações ocorrem em parceria com instituições como Sesc, Senai e empresas privadas.

A Sedes, por sua vez, oferece cursos na área de inclusão produtivacomo manicure, cabeleireira, crochê, pintura em tecido e artesanato. Quase mil mulheres foram capacitadas entre janeiro de 2023 e maio deste ano.

A Prefeitura também promove a Feira da Economia Solidária, realizada mensalmente no Centro Administrativo Municipal (CAM), com participação de artesãs e empreendedoras, além de feiras em shoppings e outros espaços públicos da cidade.

A Sedest, responsável por programas como o Eu Posso Aprender”, capacitou quase três mil mulheres desde janeiro do ano passado. O programa oferece treinamentos, oficinas e orientação para microcrédito. Segundo o secretário executivo João Bosco, mais de 60% dos participantes são mulheres, muitas delas mães responsáveis pelo sustento da família.

Estimular o empreendedorismo feminino fortalece as economias locais e transforma mulheres em protagonistas de suas comunidades”, destacou João Bosco.

As ações fazem parte de uma política pública municipal que busca promover o empoderamento econômico feminino e garantir melhores condições de vida para mães e suas famílias em João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui