A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados em seus benefícios por meio de associações. As notificações estão sendo enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Na mensagem, constarão os valores descontados e os nomes das entidades envolvidas. O beneficiário deverá responder já na quarta-feira (14) se autorizou ou não o desconto.
Caso o aposentado ou pensionista informe que não autorizou a cobrança, poderá solicitar o ressarcimento dos valores ainda na quarta-feira. Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários devem receber a notificação.
Os reembolsos serão feitos aos que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025.
Atenção aos golpes: o INSS reforça que:
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As notificações serão enviadas apenas pelo aplicativo Meu INSS;
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Não haverá contato por telefone ou mensagens de SMS;
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O INSS não utiliza intermediários;
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Em caso de dúvidas, os beneficiários devem ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h;
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É importante manter o aplicativo Meu INSS atualizado para facilitar o recebimento das mensagens.
Reembolso garantido: assim que o beneficiário informar que não autorizou o desconto, o INSS notificará a associação responsável para que realize o pagamento e envie a documentação necessária.
O órgão esclarece que o aposentado ou pensionista não precisa apresentar nenhum documento. A associação terá um prazo de 15 dias úteis para realizar o reembolso. Caso não cumpra o prazo, será acionada judicialmente.