Após a tentativa de agressão com faca ao vereador Carlão Pelo Bem (PL), na Câmara Municipal de João Pessoa, nesta quarta-feira (15), o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota oficial em que repudia o episódio e esclarece que o autor da invasão, José Belo da Costa Filho, não faz parte da legenda desde 2019.
O homem, ex-candidato a vereador e ex-filiado ao partido, foi contido após invadir o plenário armado. Segundo o laudo médico citado na nota, ele possui histórico de tratamento psiquiátrico.
O texto é assinado por Jackson Macêdo, presidente estadual do PT, e Marcus Túlio Campos, presidente municipal da sigla em João Pessoa. Na manifestação pública, os dirigentes destacam que o partido repudia qualquer tipo de violência no campo político e condena a crescente normalização de discursos de ódio no ambiente partidário nacional.
“O PT sempre prezou pelo bom debate democrático de ideias, respeitando nossos adversários no campo das discussões políticas, debatendo democraticamente as divergências e posições contrárias”, afirma a nota.
O comunicado também informa que José Belo chegou a se filiar a outra legenda após sua saída do PT. A direção partidária reitera que não compactua com atos violentos e reforça seu compromisso com o diálogo democrático.
O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) e está sendo investigado pelas autoridades. O vereador Carlão não se feriu.